segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lição de vida!


"Se eu não conseguir vencer a competição, vou ser valente na tentativa."

Essas palavras me chamaram muito a atenção. Eu estava assistindo jornal na TV e estava passando sobre uns jogos para pessoas com necessidades especiais. Quando eu vi um cadeirante, com problemas na coordenação motora, muito feliz falando da alegria em poder participar daqueles jogos, e com muito entusiasmo, amor e simplicidade ele falou as palavras acima citadas.
Pra ser muito sincera eu me senti impactada, e até emocionada no momento. Depois de pensar naquelas palavras durante o resto do dia, senti vergonha.
Vergonha por muitas vezes na minha vida eu desisti antes de tentar, quantas vezes eu achei que era mais fácil ficar em casa chorando minhas pitangas, e quando não chorava mais, achei fácil me calar, me omitir, por culpa na minha "timidez", no medo e comecei aceitar as coisas sem muita luta.
Como pode? Deixei passar em branco o que exatamente me move. O desejo de ser valente e consegui meus objetivos. Eu vi naquele rapaz aparentemente tão limitado, a garra, a forças, a disposição que eu tão "perfeita" deixei de lado.
Quero deixar claro que não estou assumindo a postura de coitadinha, não é isso. Eu tô é acordando pra tudo o que ainda posso, quero e devo alcançar.
Sei que posso receber vários nãos, quebrar a cara algumas vezes ou sei lá o que, mas se eu não puder vencer a competição, vou ser valente na tentativa.
Eu não quero mais ficar parada esperando as coisas acontecerem, se é pra lutar, ainda que eu perca, que eu lute com garra e dignidade.

5 comentários:

  1. "... comecei aceitar as coisas sem muita luta."


    Me vi muito nesse texto, durante muito tempo da minha vida eu fui assim, apática, esperando as coisas caírem do céu ou de onde quer que fosse. Mas não se culpe, Paty, fomos assim "educadas", como eu disse em um dos meus posts, sempre nos apresentaram uma ou outra possibilidade sendo que estas são infinitas, e hoje, infelizmente, sofremos retaliações dessa "forma de enxergar o mundo" a qual nos ensinaram. Ainda bem que nossos olhos estão sendo abertos a tempo. Ainda há tempo!

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  2. Paty... adorei o texto...
    tbem criei um blog... mas to começando agora... aprendeo ainda a mecher! rs... Ta até parecido com o seu!! rsrs..... Ah, ja to te seguindo... bjussss

    ResponderExcluir
  3. "... comecei aceitar as coisas sem muita luta."(2)
    eu sei bem o que é isso...

    ResponderExcluir
  4. "Eu não quero mais ficar parada esperando as coisas acontecerem, se é pra lutar, ainda que eu perca, que eu lute com garra e dignidade."

    Acho que esse é o caminho para a felicidade, perceber que ela depende mais de você mesmo que dos outros...belo texto. bjs

    ResponderExcluir
  5. Cada dia Deus nos proporciona novas tentativas para novas e antigas lutas, basta perceber o quanto somos capazes mesmo não conseguindo vencer todas o mais importante é saber que tivemos a coragem de tentar e não lamentar a derrota sem antes ter lutado!Bela reflexão!

    ResponderExcluir